sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cinema

Cinema (do grego: κίνημα - kinema "movimento") é a técnica e a arte de registrar e reproduzir imagens com impressão de movimento, bem como a indústria que produz estas imagens. As obras cinematográficas (mais conhecidas como filmes) são produzidas através da gravação de imagens do mundo com câmeras, ou pela criação de imagens utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais.
Os filmes são feitos de uma série de imagens individuais chamadas fotogramas. Quando essas imagens são projetadas de forma rápida e sucessiva, o espectador tem a ilusão de que está ocorrendo movimento. A cintilação entre os fotogramas não é percebida devido a um efeito conhecido como persistência da visão, pelo qual o olho humano retém uma imagem durante uma fração de segundo após a fonte ter sido removida. Os espectadores têm a ilusão de movimento devido a um efeito psicológico chamado movimento beta.
O cinema é um artefato cultural criado por determinadas culturas, que refletem as mesmas e, por sua vez, as afetam. O cinema é considerado uma importante forma de arte, uma fonte de entretenimento popular e um método poderoso para educar - ou doutrinar - os cidadãos. Os elementos visuais dão aos filmes um poder de comunicação universal. Alguns filmes se tornaram mundialmente populares ao usarem técnicas de dublagem ou legendas, que traduzem o diálogo.
A origem do nome "cinema" vem do fato de que o cinematógrafo, historicamente, foi o primeiro equipamento utilizado para o registro e exibição de filmes. Por metonímia, a palavra também pode se referir à sala de espetáculos onde são projetadas obras cinematográficas.

Alice no País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas (título original em inglês: Alice's Adventures in Wonderland, frequentemente abreviado para "Alice in Wonderland") é a obra mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, publicada a 4 de julho de 1865 sob o pseudónimo de Lewis Carroll. É uma das obras mais célebres do gênero literário nonsense. O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo característica dos sonhos. Este está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carrol, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. É assim uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos.
Este livro possui uma continuação Alice do Outro Lado do Espelho, e ambos influenciam ainda diversos autores e filmes como A Liga Extraordinária, de Alan Moore e Sandman, de Neil Gaiman.

Uau! Banda Restart está concorrendo ao Europe Music Awards!

A banda representará o Brasil em uma categoria só para artistas latino-americanos

Pe Lanza,
que acaba de terminar seu namoro com a atriz Giovanna Lancellotti, tem um motivo para comemorar. A banda Restart foi indicada a um dos maiores prêmios da música mundial, o MTV Europe Awards (mais conhecido como EMA).

A banda representará o Brasil ao lado do cantor Seu Jorge na categoria "World Wide Acts Latin American". Ao prêmio, também concorrem grupos como a Babasónicos, da Argentina, e a Calle 13, de Porto Rico.

A festa de premiação acontece no dia 6 de novembro na Arena Odyssey, na Irlanda do Norte. Para votar, basta acessar o
site do EMA.

E aí? Quem está torcendo muito para  a Restart levar este prêmio pra casa?

Bernardo Falcone

Bernardo Falcone, que vive o personagem Teo em Rebeldes, nasceu no Rio de Janeiro e tem 27 anos de idade. Estudou música e teatro desde pequeno e é formado pela Casa de Artes de Laranjeiras em Artes Cênicas. Nos tempos livres, o ator adora ir ao teatro e fazer passeios que envolvam a arte.
                              

Frases de Charles Chaplin

  • Muito embora seu coração esteja doendo, sorria.
  • A persistência é o menor caminho do êxito.
  • As pessoas as vezes machucam as outras pelo simples fato de estarem machucadas.
  • Se você estivesse levando a sério as minhas brincadeiras de dizer verdades, voce teria ouvido muitas verdades que insisto em dizer brincando. Muitas vezes falei como um palhaço, mas nunca desacreditei na seriedade da plateia que sorria.
  • Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror.
  • Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia... Pois o triunfo pertence a quem se atreve.
  • Há uma coisa tão inevitável quanto a morte: a vida.
  • Não preciso drogar-me para ser um génio; Não preciso de ser um génio para ser humano; Mas preciso do teu sorriso para ser feliz.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Halloween

No dia 31 de outubro se comemora o Halloween, mais conhecido no Brasil como o “Dia das Bruxas”. As comemorações do Halloween são mais comuns nos países anglo-saxônicos, em especial nos Estados Unidos. No Brasil, a confraternização do “Dia das Bruxas” vem se tornando cada vez mais conhecida e praticada pela sociedade.
                              
Uma das características principais do Halloween são as fantasias, durante a comemoração adultos e crianças se fantasiam e saem às ruas para pedir doces. Veja a seguir a lista com as fantasias mais requisitadas para a data:


- Bruxa;
- Capetinha;
- Mortícia (Família Adams);
- Mago;
- Osama Bin Laden;
- Vampiro;
- Múmia;
- Cleópatra;
- Caveira;
- Princesas (Bela Adormecida, Branca de Neve, Cinderela, etc.);
- Animais;
- Superman;
- Mulher Maravilha;
- Mulher Gato;
- Homem Aranha.


Algumas dessas fantasias são tradicionais, outras estão mais ligadas aos acontecimentos atuais como, por exemplo, a fantasia do Bin Laden que está ligado aos ataques terrorista contra os Estados Unidos em 2001. A tendência é que todo ano tenha sempre novidades relacionadas às fantasias, mas sem deixar de lado as tradicionais.